sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Educação Musical

A Educação musical pode ser um forte instrumento pedagógico para as escolas, o ensino de música pode ajudar na concentração das crianças, no aprendizado de matemática, além de trabalhar de forma indireta outros componentes curriculares que ajudarão as crianças no cotidiano escolar.


Apresentando violino para alunos da Educação infantil
Em 2008, foi aprovada pelo senado a lei 1.769, que determina a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas públicas e privadas brasileiras.
Cada escola deve se adequar à sua realidade para inserir o ensino de música, algumas colocam a disciplina junto com as aulas de artes, outras contratam profissionais especializados para ministrar as aulas de música, enquanto em outras um pedagogo apenas coloca um cd e ouvem para a realização das aulas de música.
A escola não precisa investir muito para oferecer aulas de música de qualidade, é necessário um bom profissional e um espaço, os instrumentos podem ser construídos com sucata ou comprados aos poucos, a maioria dos professores de música trabalham com seus instrumentos próprio, sendo necessário apenas material para os alunos.
É importante salientar que o ensino de música nas escolas é um avanço na Educação, nos países de primeiro mundo a música nunca deixou de ser obrigatória no curriculo.
Vale a pena investir um pouco, fazer algumas adaptações e com a ajuda de um bom profissional oferecer boas aulas de música.

4 comentários:

  1. Ensino de música nas escolas realmente é muito importante e pode revelar talentos!

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma escola pequena, quero colocar ensino de música, mas ainda não posso contratar um professor especialista. As professoras com formação em pedagogia podem fazer isso? Qual a melhor forma de inserir a música na minha escola?

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana Maria. Há uma brecha na lei que permite um profissional formado em pedagogia ministrar estas aulas. Enquanto você não pode contratar um especialista o melhor a fazer é definir um conteúdo junto com sua equipe e elaborar aulas adequadas.
    Começar com um bom repertório musical é uma boa pedida.

    ResponderExcluir