terça-feira, 29 de novembro de 2011

Cuidados com a voz

Todos nós sabemos que a voz é um dos principais instrumentos de trabalho dos educadores e que por este motivo precisamos cuidar bem da nossa voz, porém diversos fatores como os ruídos externos (que causam muito barulho em sala de aula), o elevado número de alunos em sala (no caso das escolas públicas), a correria do cotidiano entre muitas outras coisas contribuem para que nossa voz seja maltratada.
Pensando nisso resolvi postar algumas dicas que podem ser ulteis para o cuidado com a voz, muitas delas a maioria das pessoas já conhecem, mas é sempre bom relembrar.

O que devemos evitar:
  • Cigarro
  • Drogas
  • Álcool
  • Bebidas muito quentes ou geladas
  • Pigarrear
  • Mudanças de temperatura
Todos estes itens citados acima prejudicam a saúde das nossas cordas vocálicas, prejudicando a voz, causando calos e até mesmo evoluíndo para lesões mais graves.

O que devemos fazer:
  • Beber água (pelo menos 2 litros por dia, ajuda a hidratar as pregas vocais)
  • Maçã/laranja (frutas como essas auxiliam na limpeza e tem ação adstringente na boca e na faringe)
  • Caminhar e nadar ( São os melhores exercícios, pois trabalham a respiração e a musculatura de forma geral)
  • Aquecimento, alongamento e relaxamento da voz (é sempre importante fazê-los tanto nas pregas vocais como no corpo todo, 20 minutos antes de todas as atividades em que se usa a voz)
  • Roupas leves ( usar roupas leves melhoram o desempenho das atividades que utilizam a voz)
  • Comidas leves e proteicas ( deve-se evitar ingerir alimentos muito pesados antes de realizar atividades)
  • Dormir bem ( é essencial que o corpo esteja descansado antes de atividade em que se usa a voz, pois ela precisa de energia para seu melhor empenho)

Fonte: Texto de Caroline Farias, Fonoaudiologa.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Atividade para Natal

Hoje vim sugerir para vocês este lindo Papai Noel, foi feito com pote de amaciante e cartolina, muito criativo fácil de fazer e é ótimo para enfeitar a sala e trabalhar reciclagem e meio ambiente.






Esta pinha também pode ser utilizada para decoração da sala, foi enfeitada com gliter, a base foi feita com papel crepom, ficou uma graça!
Espero que gostem.







quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Brinquedos para trabalhar relações sociais

Sabemos que a brincadeira é uma forte aliada na hora de realizar nossas ações pedagógicas, e não podemos deixar de lado diversas opções de brinquedos que no cotidiano escolar se tornam verdadeiras ferramentas pedagógicas.
Pensando nisso postei recentemente  postei uma lista de brinquedos para atividades sensório motor .
Hoje pensei em brinquedos para nos ajudar nas questões sociais, segue a lista abaixo:

  • Jogos de carta, jogos de fmílias, mico preto;
  • Jogos para vários participantes, com regras prefixadas;
  • Jogos de sorte como dados e bingo;
  • Jogos de percurso;
  • Jogos de sociedade apra crianças pequenas - jogos para vários participantes envolvendo grau simples de dificuldade;
  • Jogos de habilidade e destreza, com peças para equilibrar, pegar rapidamente, que exijam reflexos rápidos;
  • Jogos eletrônicos de habilidade e destreza, como videogames;
  • Jogos de estratégia e reflexão  - xadrez, damas, gamão, trilha, etc.;
  • Jogos de simulação e interpretação, nos quais são sugeridos por exemplo, detalhes de uma determinada cidade em que os participantes devem, analisando diversas situações, decidir onde construir um banco, uma farmácia;
  • Jogos enciclopédicos e de conhecimentos;
  • Jogos de números e letras como palavras cruzadas, descoberta de palavras ou números ocultos;
  • Jogos de mágica.

Fonte: Revista Projeto escolares

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Oficina de brinquedos com garrafas pet

Olá Pessoal.
Me desculpem pela ausencia, realmente fim de ano deixa a gente sobrecarregada!
Na última quinta - feira, a escola municipal Saci Pererê realizou uma oficina de brinquedos com garrafas pet, foi confeccionada junto com as crianças uma aranha que é uma gracinha, a qual retirei o molde na revista "Ciência Hoje", mas pesquisando na internet também achei este modelo:



Nossa oficina foi realizada com crianças de 3, 4 e 5 anos. No nosso caso deixamos as crianças soltarem a imginação e pintar as aranhas como preferissem. Resultado: muitas aranhas coloridas, ficarm lindas!







Quem quiser ver o passo a passo de como fazer a aranha é só clicar aqui .
Espero que tenham gostado. Beijos e até mais.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Vida

"Já perdoei erros quase imperdoáves,
tentei sustituir pessoas insubstituíveis e esquecer pessoas inesquecíveis.
Já fiz coisas por impulso, já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei me decepcionar,
mas também decepcionei alguém.
Já abracei pra proteger.
Já dei risada quando não podia,
já fiz amigos eternos, já amei e fui amado,
mas também já fui rejeitado,
já fui amado e não soube amar.
Já gritei e pulei de tanta felicidade,
já vivi de amor e fiz juras eternas,
mas "quebrei a cara" muitas vezes!
Já chorei ouvindo músicas e vendo fotos,
já liguei só pra escutar uma voz,
já me apaixonei por um sorriso,
já pensei que fosse morrer de tanta saudade e...
... tive medo de perder alguém especial (acabei perdendo)! mas sobrevivi!
E ainda vivo!
Não passo pela vidas...
E você também não deveria passar. Viva!!!
Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida e viver com paixão,
perder com classe e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
 e a vida é muito para ser insignificante."

Chaplin

A casa na praia

Bom dia gente. Tudo bem com vocês/
Hoje vim indicar um livro bem bacana:
Autor: Heinz Janisch
Editora: larousse Júnior





É um livro gostoso de ler, com 32 páginas conta a história de um caramujo que queria conhecer o mar e resolve viajar com sua casa nas costas. No meio do caminho encontra um gigante que o ajuda no percurso.
O livro tem ilustrações leves  que incentivam a imaginação e a história mostra que sonhos podem se tornar realidade.



Brinquedos para a primeira idade e para atividades sensório-motoras

Olá pessoal.
Aqui vai uma lista de brinquedos que podem ajudar no trabalho com berçario, são brinquedos que ajudam no estímulo e desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos (corresponde ao período sensório-motor), onde, segundo Piaget,  a percepção de mundo e o desenvolvimento da criança se dá por meio das sensações.
É uma boa sugestão para quem quer ampliar a brinquedoteca, tornar o espaço do berçário mais atrativo ou ter mais opções de trabalho com  as crianças do berçário.
Espero que seja últil para vocês.
  • Chocalhos e mordedores;
  • Móbiles sonoros ou não  - brinquedos com figuras ou formas diversas para colocar suspensos sobre o berço;
  • Brinquedos para colocar no berço ou cercado - esferas, figuras infladas em cordão etc;
  • Quadros de atividades - quadros com peças coloridas de formas diversas;
  • Animais e objetos em borracha;
  • Brinquedos para o banho - animais barquinhos e peças flutuantes;
  • Bonecas e bichos  de tecidos com roupas fixas e sem detalhes que possam ser arrancados;
  • Pelúcias de 20 a 50 cm;
  • João bobo - sonoro ou não;
  • Brinquedos com corda para puxar ou haste para empurrar;
  • Carrinhos de mão
  • Veículos para encher e esvaziar;
  • Caixas, arcos e baús para guardar brinquedos;
  • Bolas de 8 a 10 cm de diâmetro e cubos de tecido;
  • Brinquedos para areia - balde, pazinhas e formas;
  • Animais e cadeiras de balanço;
  • Veículos sem pedais - tico-ticos e carrinhos que se movimentam pelo impulso dos pés da criança no chão;
  • Cubos e formas para empilhar;
  • Contas, anéis e pirâmides com eixo central - peças que são empilhadas enfiando-as em eixos;
  • Caixas de encaixe de formas e cores;
  • Bancadas de brinquedos para martelar;
  • Brinquedos animados mecânicos - figuras de animal de plástico ou metal movidos a pilha ou bateria;
  • Esferas transparentes ou com recortes cujo conteúdo interno é visível;
  • Caixas de música.
Esta lista foi retirada da revista projetos escolares.

sábado, 12 de novembro de 2011

Artes: Colagem com materiais diversos

atividade realizada por crianças de 3 anos .



Olá Pessoal.
Me desculpem pela ausência, é que estes dias foram muito tumultuados. Quando chega final de ano começa a surgir encerramentos, reuniões, avaliações, festas, feiras, amostras... Enfim, tanta coisa! que temos que nos virar em mil para conseguir conciliar tudo.
Bom hoje eu vim sugerir esta atividade, que considero muito interessante, pois pode ser aplicada em vários níveis e faixa etária diferenciada, além de ser simples.
Esta colagem pode trabalhar cores, raciocícnio, percepção visual, coordenação motora fina, autonomia (no caso dos pequenos), entre outras  habilidades, tudo depende de como o educador vai conduzir o momento.

Separe vários tipos de materias (o que tiver disponível na sua escola), retalhos de pano, eva, palito de sorvete, canudo e etc.
Coloque os materiais sobre uma mesa e deixe que as crianças escolham quais tipos de materias querem usar, deixando-as livre para escolher o que quiser durante a atividade, peça para que colem estes materiais em uma folha, formando o desenho que desejarem, ou no caso de crianças maiores pode ser baseado em um tema específico que já tenha sido trabalhado em sala de aula.
Espero que tenha contribuído com a prática pedagógica de vocês, um beijo e até a próxima.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Desenho com retroprojetor





Para fazer um desenho diferente podemos usar o retroprojetor, esta atividade foi  realizada pela professora Silvana, da Escola Municipal Santo Antônio, ela estava trabalhando identidade e realizou a atividade: "Quem sou eu".  Para fazer é simples: Ligue o retroprojetor e posicione as crianças na frente da luz, de modo que projete uma sombra na parede ou tela. Então fixe uma folha no local onde a sombra está sendo projetada e peça para as crianças fazer o contorno, fica muito bonito e a turma com certeza vai curtir muito esta atividade.
É um jeito diferente de realizar desenhos, já que não precisa ser somente a sombra da criança, você pode projetar objetos e outras figuras, e assim trabalhar outros temas além de identidade.
Para a professora Silvana fica meus parabéns!



segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Planejamento, por quê? e como fazer? - parte II

Olá, atendendo o pedido da leitora Eliana, hoje vim falar mais um pouco sobre o planejamento.
Existem muitas definições de planejamento, nestas definições podemos perceber que o planejamento busca equilíbrio entre meios e fins.
Existem quatro elementos indispensáveis para um bom planejamento, são eles: processo, eficiência, prazos e metas.
O planejamento pode ser aplicado as mais diversas atividades humanas, como já vimos  no post anterior, no caso do planejamento educacional podemos definí-lo como um processo sistematizado com o qual se pode conferir maior eficiência às atividades educacionais.
O planejamento envolve diagnóstico, planejamento, execução e avaliação. Para a realização de um planejamento educacional precisamos conhecer a realidade por isso é necessário fazer um diagnóstico, para que possamos conhecer a real necessidade dos alunos e a partir daí começar a traçar objetivos e metas, o que queremos ensinar para os alunos? Como faremos isso? Quais estratégias usar? são perguntas como estas que nos ajudam na hora de elaborar um bom planejamento.

O valor de ser educador

Ser transmissor de verdades,
de inverdades...
Ser cultivador de amor,
de amizades.
Ser convicto de acertos,
de erros.
Ser construtor de seres,
de vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos.
Que carrega no peioto o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
de valores essenciais
para a felicaidade dos "seus".
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
que enfrenta agruras,
mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
buscando se auto-realizar,
atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre suge a força
fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
pois "o valor da sabedoria é melhor que o de rubis".
É...
Esse é o valor de ser educador.

autor desconhecido.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Que tal ler um livro?

Olá queridos e queridas.
Hoje vim sugerir um livro, que eu gosto muito, é um livro pequeno, gostoso de ler e com uma ilustração maravilhosa.





Pode ser usado tanto com as crianças pequenas como com as maiores e até mesmo em reuniões pedagógicas e etc.
É um ótimo livro para incentivar o gosto pela leitura, tanto de adultos como de crianças. ah! e vale lembrar que nós adultos só iremos conseguir desenvolver nas crianças o gosto pela leitura e comportamento leitores quando nós mesmos temos essas habilidades desenvolvidas.
Um super beijo a todos.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Seminário Internacional de Educação

Oi gente, essa é uma dica bem legal.
Nos dias 07 e 08 de novembro acontecerá um seminário internacional de Educação.
Os dias caem no meio da semana, e sei que muita gente não poderá ir, mas quem tiver disponibilidade vale a pena.
O evento será no teatro Arthur Rubinstein, Clube Hebraica em São Paulo -SP e contará com a presença de nomes como Fernando Haddad e Bernadete Gatti.
O evento é gratuito e as inscrições vão até dia 03 de novembro.
Se interessou então  clique aqui e faça sua inscrição.
Beijos e até mais.clique aqui