terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Reunião Pedagógica - Construção do currículo

"Discutir, analisar, redirecionar, construir o currículo da escola é de suma importância, pois a escola que não tem um currículo trilha caminhos individuais, que levam ao improviso e não a nenhum fator determinante, cada professor/educador acha que pode fazer o que melhor lhe convém, sem ter um parâmetro de trabalho, sendo assim, fica mais fácil aceitar aquilo que alguém determinou ser o melhor e até mesmo transformar seu planejamento em infinitas cópias de anos anteriores de lugares de realidades completamente diferentes. A escola que não tem definido seu currículo aceita facilmente a venda da sua proposta pedagógica, se ela não é capaz de fazer aquilo que é de sua responsabilidade alguém precisa fazer por ela.
Construir sua proposta curricular é a escola assumir-se politicamente e saber qual a direção do seu trabalho pedagógico, é interrogar as pessoas sobre as seleções dos conteúdos. É preocupar-se com os fazeres da educação, é compreender o mundo que a cerca e permitir que este mundo também seja percebido por outro. Discutir este currílo é quebrar a concepção de que currículo, é simplesmente uma lista de conteúdos de um monte de disciplinas discriminadas em uma grade curricular. Precisamos perceber que todas as atividades propostas para o aluno, tanto escolar quanto extra-escolar, precisam ser significativas para o saber do aluno, e, principalmente, apra sua apropriação do conhecimento. Sendo assim, torna-se ainda mais importante a sua participação nas tomadas de decisões."

Este trecho foi retirado do livro: "Por uma escola mais democrática." de João Freitas.

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