Postagens recentes. Confiram!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Semana de adaptação - Modelo de semanário



Olá pessoal.
Me desculpem o sumiço, estava aproveitando o finalzinho das férias. E, por falar nisso, Fevereiro já está aí e a maioria das escolas já retornaram e agora é só correria. Pensando nisso eu elaborei um modelo de semaário, para ajudar quem está começando ou precisa de alguma inspiração.
Sugiro este semanário para turmas de 0 a 2 anos, as atividades devem ser adaptadas à realidade de cada turma.
Depois volto para postar um modelo para as outras faixas etárias.
Beijos e bom retorno a todos.



Dia da semana
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Objetivo
Promover adaptação e socialização.

Promover adaptação e socialização.
Promover adaptação e socialização.
Promover adaptação e socialização.
Promover adaptação e socialização.
Conteúdos
Socialização, rotina escolar, linguagem oral e afetividade.
Linguagem oral, socialização, afetividade e autoconfiança.
Rotina escolar, socialização, afetividade e convivência.
Rotina escolar, socialização e convivência.
Rotina escolar, socialização e convivência.
Procedimentos
Colocar músicas e propor brincadeiras com bolas, pedir para que joguem e estimulá-los.

Colocar música suave e fazer massagem e relaxamento, estimular o cuidado com o corpo.
Conversar sobre a convivência e contar uma história sobre o assunto (como se comportar na escola).
Conversar sobre o assunto, fazer uma colagem dos locais da escola, junto com as crianças.
Conversar e relembrar atividade anterior, levar as crianças para conhecer a escola e os funcionários.
Avaliação
Observar a interação e a forma como cada criança se comporta em grupo, anotar para futuras ações pedagógicas.
Observar a interação e a forma como cada criança lida com o toque e com o outro para futuras ações pedagógicas.
Observar os hábitos das crianças ao ouvirem e história e o comportamento na roda de conversa.
Observar o interesse e a participação das crianças durante a atividade.
Observar se as crianças ainda choram muito e a resistência que apresentam, fazer anotações para futuras ações pedagógicas.

Um comentário: