quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Modelo de semanário

Oi turma.
Algumas amigas me pediram para que eu continuasse postando modelos de semanário para crianças de 3 anos, então, aqui está mais um modelo. Espero que seja últil.

Atividade:  Modelagem
Objetivo: Desenvolver o tonus muscular e estimular a criatividade
Conteúdos: Coordenação motora
Procedimentos: Distribua a massinha para as crianças e deixem que brinquem livremente, soltando a imaginação.
Avaliação: Você pode fazer uma roda de conversa para cada um mostrar o que fez e observar o envolvimento das crianças na atividade e como se comportam na hora de expor seus trabalhos.

Atividade: Painel de números
Objetivo: Promover interação, conhecer números e estimular a criatividade
Conteúdos: números e quantidades
Procedimentos: Distriubuir placas com números de 1 a 10 para os alunos e pedir para que pintem, distribua também folhas que sirvam de fundo para montar um painel e peça para que as crianças decorem.
Depois fixe as folhas de fundo na parede e recorte e cole os números nela, abaixo de cada número cole junto com as crianças quantidades de objetos que representem os números, este painel pode ser usado no decorrer das aulas para atividades com números.
Avaliação: Observar o interesse e a participação das crianças na atividade, observar quem tem noção numéria, quem conhece os números e etc.

Atividade: Desenho livre com música
Objetivo: Criar o hábito de fazer atividades
Conteúdo: Coordenação fina, percepção visual e cores
Procedimento: Distribua um suporte de sua preferência (sulfite, cartolina...) e disponibilize lápis e giz de cera de várias cores, coloque uma música suave e peça para que as crianças desenhem o que quiser, depois pergunte o que cada um desenhou e anote no desenho para não esquecer.
Avaliação: Observe se a criança usa o desenho para representar algo ou se apenas desenha porque foi pedido, analise os traços, quem risca mais forte, quem já dá forma ao desenho e quem conhece cores.

Atividade: Máscara de carnaval (modelos aqui)
Objetivo: Construir o próprio adereço de carnaval
Conteúdos: linguagem oral, socialização, percepção visual, coordenação motora fina
Procedimentos: Dar as crianças moldes de máscaras de carnaval para que elas decorem, faça uma roda de conversa e fale sobre o carnaval e ouçam marchinhas de carnaval.
Avaliação: Observar a participação e o interesse, além do desempenho individual e o comportamento antes, durante e depois da atividade, fazer anotações para futuras intervenções pedagógicas.

Atividade: Baile de carnaval
Objetivo: Promover socialização, interação e estimular a linguagem oral e o movimento
Conteúdos: Momimento corporal, coordenação global, linguaem oral e interação grupal
Procedimentos: Realize com os pequenos um baile de carnaval, com direito a fantasia e confeti, use as máscaras confeccionadas na atividade anterior, coloque bastante música e torne o baile bem alegre. Pode ser realizado junto com outras turmas em um espaço comum da escola.
Avaliação: Observe como sua turma reage em situações que envolvam outras turmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário