domingo, 11 de março de 2012

Fila na Educação Infantil: Fazer ou não fazer?

Olá pessoal, me desculpem pela ausência, as coisas estavam um pouco corridas ultimamente.
A questão de hoje é: "Fila na Educação Infantil", pois para muitas pessoas esta é uma grande dúvida.
Na Educação Infantil não é indicado o uso de fila, a não ser que seja em uma situação que ponha em risco a integridade dos pequenos, como no caso de espaços que possuem escadas ou em um passeio fora da escola, mas como nem sempre isso depende de nós educadores e é uma regra da escola, segue algumas dicas para que as crianças se habituem a situação e a fila se torne mais agradável.

  • Faça uma roda de conversa e explique para as crianças o motivo da fila, diga que precisam de organização em certos momentos para evitar que se machuquem.
  • Evite chamar de "fila" parece algo militar, chame de trêm ou outra coisa.
  • Ensine para as crianças que quando estiverem em fila não devem empurrar, apertar o colega ou correr na frente.
  • Se os alunos começarem a brigar para ficar na frente estabeleça um dia para cada um, ou fica na frente quem é o ajudante do dia.
  • Faça brincadeiras que estimulem a fila, assim as crianças aprenderão como fazer fila e será mais fácil nos momentos em que precisar organizar a turma.
  • Incentive os pequenos com elogios e carinhos, esta é uma forma positiva de estimular os comportamentos que deseja para a turma.

exemplo de brincadeira:

Música da Serpente.

Coloque as crianças sentadas e comece a cantar: "Esta é a história da serpente, que desceu do morro para procurar um pedaço do seu rabo, se você também, você também é um pedaço do seu rabãaao." e vá chamando as crianças para compor o rabo da serpente, assim formará uma fila, comece com a brincadeira apenas na sala de aula, depois estenda para todo o espaço escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário