segunda-feira, 16 de abril de 2012

Atividades para o dia do índio






Como cultura indígena é um tema vasto, que dá  para ser trabalhado durante todo o ano eu resolvi sugerir que uma atividade para cada dia da semana. Confiram!

Segunda-feira:

Quebra-cabeça com figura de índio

Primeiro faça uma roda de conversa com as crianças e fale sobre os índios, como eles vivem, o que gostam de comer, o que as crianças fazem, procure mostrar que são seres humanos como nós através de pontos em comum, por exemplo, conte que as crianças vão à escola e gostam de brincar. Se possível mostre imagens.
Depois dê um desenho simples com a figura de um índiozinho e peça para que eles pintem.

imagem que pode ser usada para quebra-cabeça
Depois de pintado cole o desenho em uma cartolina ou papel cartão, recorte em quatro ou seis pedaços e está pronto o quebra-cabeça, é só distribuir entre os pequenos e pedir para que eles montem, você pode observar a noção de sequência, o desenvolvimento do raciocínio lógico e a noção espacial das crianças.

Terça-feira:

Desenho livre no celofane

Faça uma roda de conversa e retome a atividade anterior, mostre as imagens que utilizou na aula passada e estimule as crianças para que expressem sua imaginação.
Depois distribua pedaços de papel celofane e caneta hidrocor para as crianças e peçam que desenhem os índios, a aldeia e tudo o que quiserem, depois fixe o desenho numa folha de sulfite com a ajuda de uma fita adesiva transparente, fica lindo!

Quarta-feira:

Brinquedos indígenas:

Que tal produzir umas petecas com TNT e jornal, sacola plástica ou qualquer outro material que tiver disponível?
Fale com as crianças sobre as brincadeiras dos indiozinhos, que gostam de brincar no rio, de procurar penas de pássaros caídas e sementes para fazer bijuterias entre outras brincadeiras.
A peteca é um brinquedo de origem indígena, super fácil de confeccionar e que ajuda muito no desenvolvimento psicomotor das crianças. Portanto depois da conversa, confeccione petecas com eles e proponha que brinquem livremente.

Quinta-feira:

Grafismo indígena.

Converse novamento com as crianças sobre o tema, mostre desta vez figuras de grafismo indígena, depois proponha a atividade que deve ser previamente preparada.
Faça placas planas e quadradas de argila e utilize como suporte, ofereça palitos ou o cabo de um pincel para as crianças desenharem, depois use tinta guache misturada com água para pintar a placa de argila, deixe secar, se tiver disponibilidade pode levar ao forno.


Exemplo de grafismo indígena


Sexta-feira:

Confecção de colares e pulseiras

Para confeccionar estes acessórios você pode usar argila, e modelar bolinhas e fazer um furo no meio para passar um barbante ou fio de silicone, sementes que podem ser compradas em lojas de artesanatos ou até mesmo jornal ou revista velha.
Proponha para as crianças que façam pulseiras e colares e deixe a imaginação fluir, auxiliando-os em tarefas como perfurar as bolinhas de argila, cortar os fios e etc.
Boa semana para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário