Postagens recentes. Confiram!

terça-feira, 3 de abril de 2012

Projeto sobre diversidade cultural para Educação Infantil

Introdução: 
O Projeto visa trabalhar e explorar a diversidade cultural existente no Brasil, proporcionando as crianças o contato com outras culturas e consequentemente com o novo, favorecendo o desenvolvimento da tolerância ao diferente e reforçando a autoestima e identidade de cada um.
Por se tratar de um projeto que tem como tema a diversidade cultural, aborda valores, respeito ao próximo e regras de convivência em suas atividades. Permite explorar todos os eixos (natureza e sociedade, Linguagem oral e escrita, Artes, Matemática, Música e Movimento).

Faixa etária : 3 anos






Justificativa: Tendo em vista a dificuldade de convivência das crianças, a falta de tolerância demonstrada pelos pais (o que interfere de forma negativa nas ações pedagógicas realizadas com a turma) e o egocentrismo exagerado à faixa etária apresentado por grande parte das crianças observamos a necessidade de um projeto que trabalhe com valores, tolerância as diferenças, regras de convivência, identidade e autoestima.
Objetivo geral: Trabalhar no grupo regras de convivência, estimulando a tolerância às diferenças; melhorar o convívio entre as crianças e torná-los mais pacientes e prestativos com o próximo.

Objetivos específicos: 
v  Pesquisar diferentes culturas da comunidade;
v  Trabalhar interação entre família e escola;
v  Possibilitar a construção da valorização das diferentes culturas que existem no Brasil;
v  Trabalhar a autoestima nos alunos para que estes possam relacionar-se com o outro;
v  Desenvolver uma imagem de si, atuando de forma mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
v  Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e seus pares fortalecendo sua autoestima e ampliando suas possibilidades de comunicação e interação social;
v  Desenvolver o hábito de ouvir;
v  Trabalhar a oralidade;
v  Estimular o respeito às regras sociais e de convivência com o outro;
v  Estimular o respeito às diversas culturas e ao próximo.




Procedimentos:
Fazer uma pesquisa sobre os costumes e culturas existentes no Brasil e sobre as raízes culturais do município de Taboão da Serra.
Elencar obras de artes que possam ser trabalhadas no decorrer do projeto;
Definir cronograma e materiais que serão usados nas atividades do projeto;
Verificar a disponibilidade dos materiais necessários e providenciá-los;
Elaborar questionário para as entrevistas que serão realizadas durante o projeto.
Atividades propostas:
v  Rodas de conversa;
v  Entrevistas com os pais, comunidade e funcionários;
v  Confecção de cartazes e painel;
v  Leitura de histórias, contos e lendas;

v  Reprodução de obras de arte, que retratem culturas variadas;
v  Receitas típicas de cada região;
v  Dvd’s, fotos e outros materiais de mídia sobre o tema.

Áreas do conhecimento:
Natureza e Sociedade;
Linguagem Oral e escrita;
Artes visuais;
Matemática.


Etapas do projeto:
1.    Fazer uma roda de conversa com as crianças sobre o tema.
2.    Mandar um questionário para casa, para cada família responder sobre sua região de origem hábitos e culturas;
3.    Fazer entrevista com alguns funcionários da escola;
4.    Fazer um levantamento sobre as diferentes culturas encontradas na comunidade e dentro da escola;
5.    Fazer uma releitura de uma obra de arte que trate do tema em questão;
6.    Contar histórias e lendas típicas de cada região;
7.    Fazer um levantamento das receitas típicas de cada região;
8.    Assistir Dvd’s sobre o tema
9.    Apreciação de fotos e imagens sobre algumas culturas.


Avaliação:
A avaliação será feita de forma contínua e diagnóstica, por meio de observações e registros realizados pelo professor. Os registros serão feitos em tabelas e posteriormente gráficos de acompanhamento para facilitar a identificação do desenvolvimento dos alunos.

Produto Final:
O produto final será um painel do mapa do Brasil, com fotos das atividades realizadas durante o projeto e ilustrações das atividades culturais em cada região, juntamente com uma mesa de degustação de comidas típicas.

4 comentários: