Olá.
Muitos já estão retornando às atividades, então eu resolvi sugerir algumas dinâmicas para serem realizadas nos primeiros dias de aula.
Disparate
Esta é mais uma brincadeira que uma dinâmica, muito divertido, as crianças maiores adoram.
Distribua para os alunos papel e caneta, coloque na lousa ou em um cartaz as seguintes perguntas:
Quem?
Com quem?
Aonde?
Fazendo o quê?
E qual foi o resultado?
Peça para que eles respondam a primeira pergunta, depois dobrem o papel de modo que não seja possível visualizar o que eles escreveram, depois os alunos trocam de papel com os colegas e continuam respondendo as perguntas, dobrando o papel e trocando com os colegas, até que respondam todas as perguntas. Depois devem desdobrar os papeis e ler as respostas, formará uma história sem coerência, devido a forma como foi escrita.
Você pode usar esta dinâmica para trabalhar produção de texto e falar sobre a importância da coerência na escrita.
Materiais que vou usar
Esta dinâmica é boa para fazer com turmas de Educação Infantil.
Coloque alguns dos materiais que irá usar em saquinhos e esconda pela sala, depois peça para que os alunos achem os saquinhos e vá dando pistas, dizendo se está quente ou frio.
Quando eles encontrarem todos os saquinhos, peça para que eles mostrem aos colegas o que tem dentro e fale um pouco sobre o uso deste material, você pode aproveitar para falar sobre o uso correto dos materiais e dizer em quais atividades vai usá-los.
Uma variação é colocar no saquinho cartões com algum tema a ser estudado, para realizar com os maiores, então pode conversar com a turma sobre o conteúdo que será abordado durante o semestre.
Abraço de urso
Esta dinâmica pode ser realizada com alunos de qualquer idade.
Você vai precisar de uma caixa com cartões escrito os tipos de abraço e um aparelho de som com músicas animadas.
Tipos de abraços:
- Abraço de urso – bem apertado, ergue o amigo do chão;
- Abraço de lado – ficam os amigos lado a lado e se abraçam;
- Abraço pelas costas – o amigo abraça o outro pelas costas;
- Abraço do fundo do coração – é aquele com carinho;
- Abraço zen – encostar as palmas das mãos um no outro;
- Abraço sanduíche – escolher dois amigos e um fica no meio para o abraço;
- Abraço grupal – todos os participantes se abraçam uns aos outros formando um grande círculo;
- Abraço de rosto colado – encostar o rosto no amigo e abraçar;
- Abraço clássico – abraçam-se normalmente;
- Abraço relâmpago – um abraço rápido;
- Toque extra – tapinhas nas costas.
Coloque a música e deixe a caixa ir passando de mão em mão, quando a música parar a pessoa que estiver com a caixa pegará um cartão com o tipo de abraço, então o participante escolhe um colega para dar o abraço, a dinâmica termina quando todos os abraços forem sorteados.
Você pode propor também que todos façam o tipo de abraço sorteado.
Esta dinâmica é boa para quebrar o gelo, para integrar a turma e desenvolver a afetividade.
O que vamos aprender
Distribua etiquetas para os alunos e depois converse com eles sobre os conteúdos do semestre, peça que escrevam nesta etiquetas o que eles esperam para o próximo semestre, o que querem aprender, suas expectativas e etc.
Depois cole estas etiquetas em uma bola, ou em um quadro. Deixe o objeto exposto e vão analisando durante o semestre se a turma está atingindo as expectativas.